domingo, 31 de janeiro de 2010

DOMINGO NO PARQUE: Daniel Azulay

Todo domingo vamos botar aqui no alcateia.com uma espécie de sessão nostalgia relembrando good times da TV:

por Renato Rodrigues
Se existe um "culpado" por toda uma geração ter aprendido a desenhar este foi o Daniel Azulay. Muito antes do McGyver, Daniel já montava carros, aviões e naves espaciais com isopor, cola e potinhos de Yakult.

Ele, "que não é senhor nem professor", estourou na telinha nos anos 80 e está até hoje por aí com seu pincel mágico ensinando a molecada a rabiscar, criar e usar uma técnica cada vez mais esquecida pela geração Internet: a imaginação.

Vamos dar uma relembrada no programa da Turma do Lambe-Lambe neste especial da Band:




Corre-corre-corre,curriola...
- 1976 vai ao ar o primeiro programa da Turma do Lambe-Lambe, pela TV Educativa;
- 1980 o sucesso estrondoso da Turma do Lambe-Lambe dá origem a uma revista e a um disco;
- 2005 publicado o seu songbook, que contém toda sua trajetória musical. O livro foi assinado por Ricardo Cravo Albim, com prefácio de Carlos Lyra;
- 2005 lançado nos Estados Unidos o livro ‘Without Words’, de Beth Rozen e ilustrado por Azulay, que também foi responsável pelo projeto gráfico. O livro mostra como, através do desenho, uma criança brasileira que vai morar fora do país, forma um novo canal de comunicação com os amigos.


Foi nesta época que eu tive a honra de conhecer pessoalmente este cara legal. Como fã, paguei um mico básico pedindo que ele autografasse meus gibis da Turma do Lambe-Lambe e uma foto de infância (onde eu aparecia desenhando num evento no Barrashoping em 1980 junto com os bonecos da Turma). E foi nesta época também que a Eddie organizou o curso de Mangá da Oficina de Desenho.

Agora, o próprio Daniel com a palavra. E Fiiiiiiiu, algodão doce pra vocês!!!




Quer sabermais sobre o Daniel e sua incrível Oficina de desenho?
Clique aqui

Um comentário:

Eddie disse...

O Daniel Azulay é uma daquelas raras pessoas que são exatamente o que parecem. Simples, cortês, bem-humorado e muito honesto no que faz, ele se preocupa o tempo todo com o crescimento emocional das crianças e como o desenho e a criativdade podem ajudá-las. E é um cara de talento! Quem bom que nós o temos (apesar dele estar nos EUA, ele é da nossa terrinha!