domingo, 21 de fevereiro de 2010

DOMINGO NO PARQUE - Homem Aranha, o desenho

Todo domingo vamos botar aqui uma espécie de sessão nostalgia relembrando good times da TV e da infância:

por Renato Rodrigues
Quem acompanha cinema e quadrinhos já sabe que Homem-Aranha 4 foi pra vala e a franquia vai recomeçar. Marc Webb, (Web???) já foi confirmado como o substituto de Sam Raimi no novo filme e assim caminha a humanidade.

Enquanto o filme não vem vamos relembrar a primeira animação do Cabeça de Teia que fez o maior sucesso aqui no Brasil quando passava no Capitão Aza e mais tarde quando reprisou na Globo com nova dublagem. Tanto que o tema é imortal, todo mundo reconhece até hoje a ponto de ser citado várias vezes nos filmes do Raimi.

Feito em 1967 teve a primeira temporada produzida pela Grantray-Lawrence Animation, (a mesma empresa que fez os Desenhos Desanimados Marvel) e as outras duas temporadas feitas pelos estúdios do Ralph Bakshi. Ao contrário dos desenhos Marvel anteriores, os roteiros aqui eram mais livres (Não seguiam a risca o que aconteceu nas HQs) e a animação muito mais dinâmica.

O desenho trazia os grandes vilões da época nos quadrinhos: Duende Verde, Dr. Octopus, Abutre, Electro. E, é claro, as participações de JJ Jameson e da namoradinha Betty Brant.

A primeira dublagem fez algo muito gozado que foi traduzir o nomes para facilitar a identificação com a criançada. Peter Parker virou Pedro Prado, (que é muito mais difícil de se pronunciar, diga-se de passagem!) Tia May virou Tia Maria e J.Jonah Jameson virou J. Jonas Jaime e por aí vai. Mais tarde o desenho foi redublado e isso foi corrigido.

Em compensação caprichou na tradução da abertura. Cante comigo:

Homem-Aranha, Homem-Aranha!
Ai vem o Homem-Aranha,
Com a teia infernal,
Em combate contra o mal,
Cuidado, ele é o Homem-Aranha

Ele é forte, é de morte,
É ativo e radioativo,
Tem balanço, é um avanço,
É pra frente, diferente,
Eh-ei, ele é o Homem Aranha!

Na calada da noite sempre alerta ele está,
não tente atacar, que o Aranha chegou!

Homem Aranha, Homem Aranha !
Ai vem o Homem Aranha.
Aventura ele tem,
Venha ver você também,

Cuidado, teia da confusão,
Ele tem pela mão, Ele é o Homem Aranha!

Ah, moleque! Fechando o baú, uma gravação do Ramones do tema do Aranha que saiu no CD Saturday Morning Cartoon. Dois clássicos juntos!



A propósito, a Marvel está colocando em seu site episódios desta animação. Toda quinta-feira, um novo episódio será disponibilizado pela editora. Para assistir (em inglês), clique aqui.

Nenhum comentário: