quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LULU ESTÁ DE VOLTA

por Renato Rodrigues
Uma velha amiga voltou recentemente às bancas mas como estava adolescente eu não a tinha reconhecido. Esse dilema acabou, LULUZINHA (original) e seus amigos voltam a partir de março em novos gibis pela Ediouro/ Pixel.

Segundo o site "Planeta Gibi" existem mais de 9.700 páginas de quadrinhos de Lulu & Bolinha produzidas nos EUA. A publicação dessas histórias em gibis de lá começaram em 1945 e foram até o início de 1984. Luluzinha foi criada por Marjorie Henderson Buell, a Marge, e estreou em 23 de fevereiro de 1935 numa gag publicada no jornal The Saturday Evening Post (essa abaixo):


Em junho de 1945, ganhou seu primeiro gibi: a edição #74 de Dell Four Color, com roteiros e desenhos de John Stanley e Irving Tripp, onde apreceram os demais personagens da turma e cuja histórias nos pudemos ler a vida toda aqui.

Lulu no Brasil

Luluzinha aprontou por aqui na editora O Cruzeiro, (de 1955 a 1973) e Abril (1974 a 1995). O sucesso aqui foi tanto que a Abril produziu muito material em seus estúdio para suprir a escassez de HQs inéditas norte-americanas e reduzir as republicações.

Esse tem sido um tempo áureo para os colecionadores: As edições históricas da Mônica dos anos 70 e 80, o Big Disney (um almanacão com várias histórias sortidas pra colocar na estante) e agora a Luluzinha que eu só conseguia comprar na gibiteria Gibimania da Tijuca. Só faltam os Trapalhões e a Turma do Lambe-Lambe!!! Aí é festa!!! Parabéns pra Ediouro!

Nenhum comentário: