domingo, 7 de fevereiro de 2010

DOMINGO NO PARQUE - Atari e a febre dos video-games

Todo domingo vamos botar aqui no alcateia.com uma espécie de sessão nostalgia relembrando good times da TV e da infância:

por Renato Rodrigues
Principal responsável pela popularização dos video-games no Brasil, o pioneiro Atari era o objeto de desejo de qualquer jovem nos início dos anos 80.

1983 foi o início da febre dos video-games no Brasil e a primeira grande indústria a colocar a venda o seu aparelho foi a Philips, com o Odyssey. Este coitado não teve muita chance e naufragou justamente por não ser compatível com o Atari (lançado em 84) e com os demais consoles que vieram na cola como Supergame da CCE (era o que eu tinha!), a Dismac, Dactari, Dynavision, Top Game entre outros.

Foi nessa época que se deu um fenômeno interessante entre os amigos e vizinhos: a "troca" de cartuchos. Um colega emprestava o cartucho X e o outro, em troca, emprestava o cartucho Y. Esse tipo de prática, ao que parece, foi exclusiva daquela época, não se vê esse tipo de coisa mais. E todos eram honestos, o pessoal sempre fazia devolução, mesmo porque o colega não queria se queimar perante os outros.

De 1987 em diante a produção foi diminuindo, em grande parte pela popularização dos microcomputadores com capacidades gráficas superiores a do Atari e cia. A Polyvox encerrou a fabricação no fim da década de 80, pondo um fim a indústria nacional do Atari.
Uma indústria bem "brasileira", que representou num aprendizado e desenvolvimento tecnológico muito grande e que certamente marcou a memória de "garotada" de 30 a 40 anos por aí.

Falando nisso, outro dia eu dei de cara com uns cartuchos de Atari na Gibimania (na Tijuca, RJ) e me deu uma coceira pra comprar... Pra que? Que diabos eu iria fazer com cartuchos sem console? Vai entender...

O ATARI VOLTOU!!!
Agora uma "raridade nova" ou uma "novidade velha", sei lá.





A Atari vai lançar uma réplica do console para felicidade geral da nação. Não é igualzinho, parece mais uma miniatura, mas mesmo assim é sensacional. Os joysticks são idênticos, mas o console não tem a entrada para cartuchos. Nem precisa, ele já vem com 40 jogos na memória!!!

'Battlezone', 'Asteroids', Save Mary', 'Pong', 'Missile Command', 'Asteroids' e 'Centipede' e mais 20 novos jogos de esportes. Na pré-venda (lá fora) os gringos ainda levam uma camiseta de brinde. A empresa informa que começa as entregas a partir de 22 de fevereiro. O preço do console é de US$ 30 (cerca de R$ 55) nos EUA.

Infelizmente alguns dos joguinhos mais legais ficaram de fora da lista por motivos relacionados a direitos autorais. Não vamos ter Pitfall nem River Raid, por exemplo. Os joysticks tem o mesmo tipo de conector dos originais, então o console funciona também com qualquer periférico daquela época (Alguém ainda teria algum joystick???).

É agora que eu quebro meu jejum de 20 anos e volto a jogar video-game!!!

Saiba mais sobre a história do Atari aqui no www.atari.com.br

2 comentários:

Ricky Nobre disse...

Ainda tenho o meu com diversos cartuchos, alguns originais americanos, outros "genéricos" brasileiros. O console foi importado para o felicíssimo natal de 1982, pouco antes do lançamento do console nacional. Até pouco tempo, ele AINDA funcionava! Não sei agora...

Karen disse...

Tem alguns emuladores pela internet pra nos fazerem relembrar...a última vez que eu joguei, eu baixei e guardei uns 100 jogos, com o emulador, dentro de um disquete o.Ô