quinta-feira, 11 de novembro de 2010

OS DESENHOS BANIDOS

por Renato Rodrigues
Foram vários os desenhos animados produzidos pela Warner Bros. até o início dos anos 50 que ficaram marcados como politicamente incorretos e sumiram. Desapareceram como se fossem jogados pra dentro da caixa d´água do estúdio. Os cartoons abusavam de estereótipos (como todos os desenhos de humor, aliás) e tipos caricatos para contar histórias envolvendo a comunidade afro-americana e no afã de aplacar a ira das entidades defensoras dos direitos humanos acabaram pagando o pato e foram pro limbo nos anos 60. A alegação é que a quantidade de referências racistas era tão grande que nem editados eles poderiam ser veinculados.

Isso poderá ser corrigido com o selo Warner Archive que está resgatando boa parte da história do estúdio e lançando-a diretamente em DVD. Eu assisti a alguns desses desenhos no You Tube e não vi nada que viesse a comprometê-los no dias de hoje. A função do cartum de humor é essa, brincar com as diferenças, não ignorar. Se aparece um escocês de saia ou um francês bigodudo perseguindo o Pernalonga ninguém reclama, mas um africano de beiçola condenou dezenas de desenhos a obscuridade.

Seria o efeito da culpa dos brancos americanos? Ou a luta pelos direitos civis nos anos 60? Eu só sei que perdemos vários desenhos legais e dezenas de outros foram picotados e censurados. O Ligeirinho mesmo sofreu críticas severas pelo sotaque e pelos estereótipos latinos. E com o Pepe LeGambá (que perpetua o modelo de amante francês) ninguém mexe.

A própria Warner não confirmou ainda se irá lançá-los, e se o fizer será numa edição limitada para colecionadores. Boa parte dos Onze Censurados está disponível no You Tube, você pode tirar suas conclusões (Antes não podia! Você era "escravo" da decisão deles). Abaixo um deles com o Pernalonga!


Recomendo ver esses abaixo também. Nem todos são de bom gosto ou tão engraçados, mas hoje você vê piadas MUITO mais polêmicas em "South Park", "Uma Família da Pesada" e outros similares do que nestes clássicos da WB. Então LIBERDADE PARA OS ANIMANÍACOS e chega de censura!!!!

Procure no You Tube:
  • Coal Black And The De Sebben Dwarfs (1943)
  • Tin Pan Alley Cats (1943) de Bob Clampett
  • Hittin The Trail To Hallelujah Land (1931)
  • Sunday Go To Meetin Time (1936)
  • Clean Pastures (1937)
  • Uncle Toms Bungalow (1937) de Tex Avery.
  • Jungle Jitters (1938)
  • The Isle Of Pingo Pongo (1938)
  • All This And Rabbit Stew (1941)
  • Angel Puss (1944)
  • Goldilocks And The Jivin Bears (1944)

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Esquece, Renato, o mundo ficou idiota, imaturo, incapaz de diferenciar uma observação de um dedo apontado para as diferenças. Ainda não vi ninguém processando a Warner pelo sofrimento do Hortelino. Espere até a próxima era glacial e teremos problemas reais para as pessoas se preocuparem.