sexta-feira, 9 de abril de 2010

16 ANOS SEM KURT COBAIN

No dia 8 de abril de 1994, Kurt Cobain, líder da banda mais emblemática do movimento grunge, cometeu suicidio aos 27 anos, chocando e deixando órfãos milhões de fãs.


Ao lado de Kris Novoselic e Dave Grohl, Cobain transformou o Nirvana em um fenômeno de vendas que extrapolou o mundo do rock. Foram apenas 3 albums de estúdio - Bleach (1989), Nevermind (1991) e In Utero (1993) - e mais o MTV Unplugged que, somados a uma coletânea e outros lançamentos póstumos, venderam impressionantes 50 milhões de CDs.


Apesar do brilhantismo de Nevermind, que tinha como carro chefe o hino definitivo de uma geração, Smells Like Teen Spirit, Cobain não gostou do excesso de atenção que a mídia lhe dispensou e de quaisquer tendências mais pop que o CD poderia ter tido. Desta forma, radicalizou no album seguinte, voltando às raízes da banda, ao mesmo tempo em que experimentava outros sons. Totalmente anti-comercial também foi o acústico para a MTV, ao qual Cobain foi praticamente arrastado, onde cantou pouquíssimas músicas do NIrvana, apostando mais em covers de outros artistas, desde David Bowie até a obscura banda Meatpuppets, que acompanhou o trio no palco. O resultado, ironicamente, foi um sucesso estrondoso de vendas, talvez por ter sido lançado apenas duas semanas após a morte de Cobain.


Lutando contra seu vício em heroína, Cobain acabou fugindo da clínica de reabilitação e pegando um avião para casa. Uma semana mais tarde, foi encontrado morto com um tiro de espingarda na cabeça. Diversas teorias de conspiração surgiram, muitas delas reponsabiliznado sua esposa, Courtney Love, por assassinar Cobain.


Diversas bandas contemporâneas do Nirvana continuam em atividade, como Pearl Jam, Nine Inch Nails e Alice in Chains, e os próprios companheiros de Cobain, Grohl e Novoselic, seguiram suas carreiras com a muito bem sucedida Foo Fighters. Mas o Nirvana sempre será o símbolo do movimento grunge, e Cobain o poeta da dor da "geração X".

Abaixo, a última música da última apresentação do Nirvana. O blues "Where Did You Sleep Last Night".




Aqui, a música e o clip símbolos de uma época: Smells Like Teen Spirit.

3 comentários:

Aibell disse...

Tão jovem e talentoso. Saudades eternas. S2

Renato Rodrigues disse...

Como vocês imaginam que ele estaria hoje? A banda teria fôlego pra atravessar os anos 90 e 2000?

Dessabattlefilth disse...

Hum eu acho q nun faria mais sucesso não, q se ele tivesse vivo, a banda iria acabar sendo uma merda, mas com amorde dele acabou eternizando o Nirvana e ele mesmo ^^