segunda-feira, 14 de março de 2011

SÍTIO DO PICA PAU ANIMADO


por Renato Rodrigues
Para mim foi uma alegria ver o "Sítio do Pica-pau Amarelo" na infância. Eu estou falando, é claro, da primeira versão da Globo (que nem foi a primeira oficial pois a Tupi já tinha feito uma antes de eu nascer. Mas foi na TV Globo que as histórias mágicas de Monteiro Lobato encontraram seu melhor formato técnico e artístico!).

E foram momentos diários inesquecíveis para toda uma geração. Em 2001 o Sítio voltou repaginado e admito que muito me agradou a nova versão. Só achei a Cuca muito modernosa, mas vamos combinar que eu já deixei de ser o público alvo há muuuuito tempo, né?

Vencendo as barreiras do tempo, o Sítio chegará a esta década em novo e arrojado formato: Desenho animado, fruto de parceria da Globo com a produtora Mixer.


Já estão sendo produzidos 26 episódios para uma primeira temporada que estreia em 2012 e o custo é de R$ 4 milhões. Maaaas, vai rolar uma isenção de R$ 3 milhões por meio da Lei do Audiovisual, que permite a canais a dedução de parte do imposto pago pela compra de direitos de atrações internacionais em parcerias com produtores brasileiros independentes.
"Difícil foi transformar histórias de 40 minutos na TV em episódios de 11 minutos, tempo médio da animação", conta Tiago Mello, diretor executivo da Mixer. "Mas deu certo. Os personagens já têm suas versões em animação, e a família de Monteiro Lobato está aprovando as sinopses dos episódios."
A obra promete manter as características básicas do universo do Sítio e terão o costumeiro aval da família de Monteiro Lobato.

Vocês acharam o traço meio Meninas Super Poderosas demais? Eu, achei, mas hoje eu não sou um morador do Sítio então nem adianta eu opinar. Mas fico muito feliz em dar essa notinha e ver a franquia chegando com toda a força nesta segunda década do Século 21. Espero que as pestinhas de hoje curtam como eu curti!

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Está com cara de adesivo made in china, mas tudo bem, vamos dar uma chance aos garotos. Tomara que a patuscada politicamente patética dê lugar ao bom senso da série original.