terça-feira, 25 de maio de 2010

Os 30 anos de O Império Contra Ataca

por Renato Rodrigues
Esse mês a revista da Mônica fez 40 anos e o PAC-MAN e "O império contra-ataca" fizeram 30! ALGUÉM FAÇA O TEMPO PARAR!!!!

"The empire strikes back", o segundo capítulo da trilogia original de "Guerra nas estrelas", é considera como uma das melhores continuações do cinema.

Depois de mudar a ficção científica com Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, George Lucas teve carta branca para produzir a sequência e aperfeiçoar ainda mais a tecnologia mostrada no primeiro filme. Os novos efeitos e as reviravoltas de roteiro devem ter deixado as pesoas penduradas na cadeira dos cinemas.

Eu, que vi na Globo, fiquei fulo da vida esperando pela continuação, imagina como deve ter sido para quem viu nos cinemas aquele final com cara e To be continued.

Então, para comemorar, vamos brindar também aos 60 anos do filme original. Pelo menos de zoação! Um gaiato fez um trailer de The empire strikes back se fosse feito nos anos 50. E o pior é que eu conheço muita gente que iria acreditar nisso. E você?





A EMOÇÃO DE VER NA TELONA
Ricky Nobre lembra como foi assistir ao filme na época.

Convidado, aqui estou. Assisti sim, ao impecável Episódio V em tenra idade no cinema. Porém, não na estréia (isso eu fiz em 80 com Superman II), mas em 1983, no cinema América, na Praça Seans Peña, no Rio. Naquela fase pré home video (o video cassete tinha acabado de ser lançado no mercado brasileiro), os cinema tiravam uma graninha reprisando filmes meses antes das estréia das continuações. Já tinha assistido o Episódio IV, no final de 82 ou início de 83, no Cinema III, um poeira de cadeira de pau, mas que meu proporcionou, entretanto, a oportunidade de assistir todos os filmes da série no cinema e na ordem.

Embasbacado que estava, do alto dos meus 11 pra 12 anos, com Guerra nas Estrelas, fui empolgadíssimo, com mamãe, minha fiel escudeira, assistir à continuação, o que por si só foi uma surpresa. Sabia que existia um filme com o nome de O Império Contra Ataca, mas não fazia idéia de que tinha relação com Guerra nas Estrelas. Saí do cinema com uma certeza que me acompanha até hoje: era infinitamente melhor que o primeiro filme. Era diferente, era assustador, dramático, parecia mais sério, mas "de adulto" (e foi censura livre, enquanto o primeiro filme foi censura 10 anos...). Han Solo congelado, Luke perdendo a mão (cena chocante!) e a absurda revelação... "Não, Luke. EU sou seu pai".

Um final sem resolução. Todos os heróis ferrados até o talo. Eu nunca tinha visto nada parecido.

Hoje, sei muito mais sobre os motivos que tornam esse filme o melhor da série, como ele contribuiu, sozinho, para a maior parte da mitologia de Star Wars e como ele, também sozinho, faz toda a saga parecer melhor do que é. Mas há 27 anos, ele foi o primeiro filme a me levar em uma jornada à escuridão. E saí querendo mais!

Aí o Lucas me deu os Ewoks, mas isso é outra história. (Ricky Nobre)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não curti Guerra nas Estrelas nem ET. Mas cheguei a ver Guerra nas Estrelas e Império Contra Ataca em casa, na televisão. Acho que eu não era o público, porque não me disse nada, mas respeito muito o valor do filme e da série para uma narrativa que hoje vemos naturalmente nos filmes. Respeito a criatividade, o bom senso nas escolhas dos atores, a trilha sonora e sinceramente eu adoraria amar esse filme, mas acho que só gosto um pouco mesmo. Já os Ewoks eu não respeito não... Nem as papagaiadas politicamente corretas que o George Lucas maluco fez na nova edição. E gostei da saga do Anakin (exceto quando era sequência de video game e quando o Jar Jar aparecia). Oh, não! O Ricky me lembrou dos Ewoks! E eu lembrei vocês do Jar Jar!!! Desculpe!!!! Voltem às boas memórias, por favor!