sexta-feira, 5 de março de 2010

Ô, DA POLTRONA!

por Renato Rodrigues
Entra ano, sai ano e o Didi continua em forma! E agora virou Mangá!

Já está nas bancas Didi & Lili - Geração Mangá. Aqui o "cardeal comedor de farinha" chega no estilo da moda, o mangá (quadrinho japonês, cê sabe né?). A revista mostra as aventuras de uma versão jovem do Didi Mocó e de filha do humorista, Lívian Aragão.

Na estreia, três aventuras: O Príncipe do Shopping, O relógio do Contratempo e Os Vampiros do Crepúsculo, escritas por Debrah Demaris e desenhadas, respectivamente, por Ivan Rodrigues, Arthur Garcia e Alexandra Mattos.
Didi & Lili - Geração Mangá # 1 tem 64 páginas (48 em preto e branco e 16 coloridas) e custa R$ 4,90. Eu vou garantir o meu!

TRAPALHADAS NAS BANCAS

EDITORA BLOCH - Didi já um antigo frequentador das bancas. Até hoje corro atrás das antigas revistas d´Os Trapalhões. Essa versão (feita pelos estúdio de Ely Barbosa) era muito engraçada, principalmente pela falta do compromisso "politicamente correto" de hoje.
Tinha de tudo, bebida, malandragem, piadas de gay. Era tão escrachada que teve até uma história sobre uma greve dos super-heróis liderada por um certo super-sindicalista chamado Homem-Lula alterada pela censura. Cacilds! Essa revista durou 11 anos (de 76 a 87).

EDITORA ABRIL - Apesar das boas vendas, Renato Aragão e sua trupe mudaram de casa e de equipe criativa. Especula-se que os humoristas tinham planos financeiramente mais rentáveis e, por essa razão, não renovaram o licenciamento com a Bloch. Assim, em 1988, Os Trapalhões chegam às bancas pela paulista Editora Abril em uma versão infantil (produzidas agora pelo estúdio de César Sandoval, criador da Turma do Arrepio.).

Nessa versão "bonitinha" era mais fácil vender produtos (bonequinho, camisetas, qualquer coisa que trouxesse a estampa do quarteto.). Renato Aragão É O CARA, em matéria de faturamento. Essa fase durou até 1994.

BLOCH (de novo) - Em 1996, a Bloch (já mal das pernas) ensaiou a volta dos personagens em As Aventuras do Didi mas durou apenas 3 edições. Ah, é, a Editora Escala também fez algumas edições e passatempos com o Turma do Didizinho nesta década de 2000.

Agora eu vou tentar superar meu preconceito com o mangá e conferir as novas trapalhadas do Didi! Tchau, psit!

Nenhum comentário: